Fique a Par:
Please reload

Procure por Tag:
Minha Escolha:

Museu Indígena vai abrir

November 7, 2016

 

Os habitantes originais do Brasil vão ganhar um espaço onde poderemos fazer uma vedadeira imersão no universo indígena. Vai ser inaugurado dia 18 de novembro aqui em Curitiba o Museu de Arte Indígena (MAI). Eu estou ansiosa para poder colocar meus sentidos do olfato, visão e audição  em alerta nos mais de 700m² de exposição de obras em  cerâmica, cestarias, máscaras ritualísticas, objetos e adornos, assim como verdadeiras maravilhas em  plumária multicolorida.

O MAI será o primeiro museu particular do nosso país para resgatar e preservar estas obras de arte. Tudo começou à partir da coleção da administradora Julianna Podolan Martins, que foi garimpando aqui e ali, comprando objetos indígenas após uma visita a uma aldeia no Mato Grosso do Sul em 1997. De lá pra cá, Julianna já fez várias expedições a aldeias, comprando peças que simbolizam suas culturas e pesquisando as nossas etnias indígenas. 

O mais sensacional do espaço é que ele foi projetado tendo as paredes que seguem linhas orgânicas, inspiradas no formato de uma sucuri, a nossa mais famosa cobra gigante dos rios. Dividido em dois ambientes, que representam o ar e a terra  que são os elementos que fazem parte da cultura indígena.  No primeiro piso está a riquíssima arte plumária e no segundo, vamos entrar em contato com as cerâmicas, objetos ritualísticos, musicais e cotidianos. 

O Museu de Arte Indígena (MAI) estará aberto à visitação do público a partir do dia 18 de novembro de 2016, na Av. Água Verde, 1413.  O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 10h às 17h30. As visitas de grupo devem ser agendadas através do email: maimuseudearteindigena@gmail.com ou pelo telefone (41) 3121-2395. Os ingressos custam R$12 inteira e R$6 meia entrada. 

Facebook: www.facebook.com/maimuseu

 

 

Share on Facebook
Please reload

Top Trends da próxima estação

1/10
Please reload

© 2023 by Mary Schaffer. Desenvolvido por NScom.