Minha Escolha:
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

15 Anos de Cenacolo

Um dos espaços gastronômicos mais tradicionais de Curitiba é o Cenacolo Restaurante & Eventos, ali no Pilarzinho. A casa bem antiga ainda preserva seu clima tranquilo, tendo no cardápio a deliciosa comida mediterrânea. Comandado pelo casal Mariane Werneck Botelho e André Piccolli, o empreendimento completou 15 anos de muito sucesso e pra comemorar, ontem fomos convidados para um jantar harmonizado com os vinhos chilenos Lapostolle.

A vinícola tem sua estrutura toda ligada aos métodos franceses de produções e o sommelier Kendy Silverio foi o enviado diretamente de Santiago para conduzir a degustação.

Acompanhado de uma salada de folhas verdes e cuscuz marroquinho, o vinho rose Le Rose foi o grande elogiado da noite. Vinho provençal delicado, produzido com uvas bastante tânicas e fortes, se torna bastante agradável pelo segredo da forma de prensagem. Zero carvalho de barricas, seu aroma é mais floral que frutado. Em seguida provamos um D'Alamel, vinho branco Chardonnay suave que tem toques de carvalho antigo. Também fresco para acompanhar pratos frios. Lapostolle carmeniere quase 100% veio à seguir com seu toque untuoso, algo de pimentão, pouco amadeirado em Carvalho francês, chegou harmonizado com conchiglone 4 queijos Canto de Apalta é um vinho com safra de 2011 traz 4 uvas bem estruturadas, bastante encorpado mas mantendo equilíbrio. Suas videiras com idades superiores a 60 anos é proprio para acompanhar comidas mais pesadas, como o Filetto Baruque (mignon grelhado guarnecido de fettuccine Alfredo). Continuou a desgustação do mingnon saboreando também o Lapostolle Alexander, que na verdade encantou os convidados por ser perfeito para comidas mais elaboradas. Carvalho antigo e potencial de guarda de 15 anos. Cabernet sauvignon predominando nesse vinho bastante gastronômico. Finalizamos com um bom e velho Porto para somar seu adocicado ao brownie com sorvete.

Foto 1: André Piccolli, Mariane Werneck Botelho e MS; Foto 2: cardápio/convite; Nosso queridíssimo enólogo Luiz Groff e Kendy Silverio.

#gastronomia