Minha Escolha:
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Felipa Pato nas taças do L"Épicerie


(casal proprietários do LÉpicerie, Fanie Delatte e o chef Gustavo Alves)

Todos os meses terminam em grande estilo com a famosa "La Nuit du Vin”, jantar harmonizado que acontece no bistrô L´Épicerie. Os vinhos sem maquiagem da enóloga portuguesa Filipa Pato foram os grandes anfitriões que chegaram sob a chancela Porto a Porto.

Iniciando os trabalhos de degustação, um brinde com o elegante e austero espumante 3B Rosé Filipa Pato. À mesa, a Mise en bouche servida com Duo de saumon, um tartar de salmão com dill e salmão defumado, com creme temperado e torradas. Respinguei algumas gotas de limão que, para o meu paladar, completaram o frescor do peixe.

Aqui faço um parenteses... a Soupe à l’oignon, com aquela tradicional receita francesa de sopa de cebola tendo uma torrada com queijo emmental flutuando e levada ao forno para gratinar. Dos deuses!!! Para harmonizar o tinto FP Baga tinto Filipa Pato 2015.

O prato principal já era meu conhecido que deixa saudades sempre: Filet de boeuf grillé, um mignon ao molho poivre, exatamente ao ponto, como só o chef Gustavo consegue repetir, sem nunca passar, nem a mais, nem a menos. Ele vem muito bem acompanhado pelo confit de cebola e gratin dauphinois. Sempre tendo desvendar os sabores agridoces da cebola e dessa vez eu tive certeza que leva melado de cana. Simplesmente fantástico. Em nossas taças, o Nossa Calcário tinto Filipa Pato 2013, elaborado com vinhas de 80 anos, acompanhou o protagonista do cardápio.

Em todas as divinas noites em que tive o prazer de estar à mesa do L’Épicerie, nunca tinha provado a Tarte au citron, uma torta de limão de receita francesa muito delicada, sem leite condensado, onde até a massa é preparada pelo chef com muito cuidado. Como ainda não chegou ao Brasil o vinho de sobremesa da Filipa, foi escolhido pela restauratrice Fanie Delatte, esposa do chef Gustavo, o vinho doce francês Bordeaux Château des Deux Lions 2007.

É bom dizer que o jantar tem um custo de R$ 160,00 por pessoa + serviço. Ao final do mÇes não esqueça de fazer sua reserva pelo telefone 41 3079 1889, após as 16h. Valet no local a um custo de R$20. O restaurante L’Épicerie está situado na Rua Fernando Simas, 340, no Bigorrilho.

valor

#gastronomia