Minha Escolha:
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Vamos tomar vinho com gelo?

Já ouviu falar que vinho e gelo não combinam, não é? Na verdade, não existe uma regra definitiva para isso. Com temperaturas mais altas, é normal que a gente queira adicionar uma pedrinha de gelo no drink. Manuel Luz, sommelier da Sonoma, dá aqui 5 dicas para tomar vinho (com gelo).

1- Alguns vinhos com maior concentração de açúcares residuais (os suaves) ou até açúcar adicionado super combinam com gelo. A indicação geral é apenas a de não diluir brancos ou rosés tradicionais no gelo porque o resultado pode ser mais aguado. Porém, esta é apenas uma indicação, e não uma lei. Menos frescura e mais vinho neste verão!

2. Quais cuidados tomar? Como armazenar?

É sempre bom levar um balde de gelo para resfriar o vinho. Uma dica valiosa é encher o balde com água até a metade e completar com gelo. Isso vai fazer com que o vinho gele mais rápido e por mais tempo. E, claro, um saca rolhas será sempre necessário.

3. Quais vinhos combinam mais com o ambiente de uma praia ou piscina?

São três sugestões: o Pucon Pinot Noir Reserva 2016 (uma versão leve e frutada direto do Valle del Maule, no Chile), o Amansado Rosé (um rosé argentino que surpreende pela leveza) e o Caves Campelo Vinho Verde "Miranda" 2016 (leve, delicioso, superior a muitos "famosos" do mercado, a um custo bem acessível) - todos de R$30 até R$50 na Sonoma.

4. Com o que é possível harmonizar esses vinhos? Que pratos combinam com eles?

Pensando num ambiente de praia, os vinhos são ótimos porque vão super bem com coquetel de camarão, peixe frito, lula a dorê, ceviche e finger food de praia - tudo uma delícia!

5. Se eu for convidado para uma festa na praia ou piscina e tiver de levar algo, alguma sugestão especial?

Para surpreender o anfitrião e não pecar no sabor, uma dica é dar de presente um vinho que combine com a ocasião e que tenha uma garrafa especial, como o Anselmann Gewurztraminer ou Prosecco Astoria. Você também pode levar um balde de gelo, dar de presente um saca rolhas especial e até mesmo uma bolsa de couro para guardar o vinho.

#gastronomia

© 2023 by Mary Schaffer. Desenvolvido por NScom.