Minha Escolha:
Procure por Tag:
Nenhum tag.
Fique a Par:

Dieta pode ajudar na cura da depressão

Essa bomba saiu numa pesquisa publicada mês passado no Journal of Cellular and Molecular Medicine dos EUA. Essa pesquisa mostrou que há maior efetividade em combinar dietas restritivas calóricas e jejuns ao tratamento de depressão.

A medica Isolda Prado, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), colocou algumas ressalvas, e disse que é necessária uma intervenção multidisciplinar nesses pacientes. "Manter uma dieta saudável já é um desafio para pessoas de todos os perfis. Vale ressaltar que a dieta por si só não é a solução para o tratamento de depressão,embora a restrição calórica tenha atraído crescente atenção devido aos seus efeitos evidentes no sistema neuroendócrino e na condição de humor", afirma.

Segundo o estudo, o jejum, por exemplo, produziu efeitos aditivos quando combinado com imipramina em camundongos, enquanto a combinação de dois medicamentos (lovastatina e fluoxetina) aumentou os efeitos antidepressivos em ratos.

Da mesma forma, a suplementação com ácidos graxos ômega-3 e uma dose de uridina produziram efeitos semelhantes aos antidepressivos sinérgicos, exibindo um perfil comportamental semelhante à fluoxetina, enquanto que 4% de suplementação de creatina crônica com fluoxetina produziu um tipo antidepressivo mais robusto perfil comportamental em comparação com uma dose de fluoxetina sozinha. Você pode acessar o estudo na íntegra aqui: Effect of caloric restriction on depression


© 2023 by Mary Schaffer. Desenvolvido por NScom.